Assembleia e Grupo Reviver iniciam mutirão de mamografias gratuitas na quarta

Entra ano, sai ano e o cenário do câncer de mama continua crítico. O principal gargalo ainda é a dificuldade de acesso das mulheres para conseguir atendimento desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Diante dessa realidade, o Poder Legislativo em parceria com o Grupo Reviver, inicia a programação do Outubro Rosa, na próxima quarta-feira (4), com o mutirão de mamografias gratuitas, um dos principais exames para detecção de câncer de mama. O atendimento será feito na unidade móvel Savana Galvão, que vai estar em frente à Assembleia.

“A Assembleia se une ao Grupo Reviver para contribuir na luta contra o câncer de mama, que mata muitas mulheres por ano, principalmente por falta de diagnóstico precoce. Estamos felizes em colaborar para que mais mulheres tenham acesso à prevenção. É preciso que o público feminino tenha consciência da importância do assunto não só em outubro, mas durante o ano todo”, disse o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

A unidade móvel estará estacionada na lateral Assembleia, na Cidade Alta, de 4 a 12 de outubro. As mulheres acima dos 50 anos devem levar cartão SUS, documento oficial com foto e comprovante de residência. Já as mulheres dos 40 aos 49 anos, além destes documentos, devem portar também a solicitação do médico.

Os laudos serão entregues nos mesmos locais onde os exames forem realizados conforme datas informadas às pacientes e calendário posteriormente divulgado à imprensa.

Com os resultados das mamografias em mãos, o Grupo Reviver, desde a primeira edição do mutirão realizada em 2015, acompanha todas as mulheres que necessitam de exames complementares e prestam todo os esclarecimentos e direcionamento quanto ao tratamento.

A unidade móvel Savana Galvão é equipada com um mamógrafo digital, e uma reveladora para que os filmes sejam impressos e posteriormente laudados para serem entregues às pacientes. Em 2015, foram realizados 3.600 exames e, em 2016, foram 2.002, e, em 2017, a expectativa é realizar mais de 2 mil exames.

A ação percorrerá as quatro regiões administrativas da capital potiguar e irá também a Taipu e Guamaré com 70 atendimentos diários sempre das 8h às 18h.

Mutirão de mamografias

4 a 12 de outubro – Assembleia Legislativa, Cidade Alta
13 de outubro – UNI-RN (por trás da Escola Doméstica), Tirol
16 a 18 de outubro – Unidade Básica de Felipe Camarão
19 e 20 de outubro – Policlínica Zona Sul, Avenida Airton Senna
23 a 25 de outubro – Policlínica Dr Zeca Passos, Ribeira
26 e 27 de outubro – Escola de Governo, Centro Administrativo
30 e 31 de outubro e 1 de novembro – Policlínica Zona Norte, Avenida Florianópolis
2 e 3 de novembro – Centro de Saúde do Gramoré, Avenida Guaratinguetá
6 e 7 de novembro – Cidade de Guamaré
8 de novembro – Cidade de Taipu
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato