quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Projeto lança documentário de artista seridoense

O Som Sem Plugs, um dos 19 projetos culturais patrocinados pela Cosern por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo em 2017, publicou na segunda-feira (23) na fan page do grupo no Facebook (facebook.com/somsemplugs), o primeiro vídeo da série Som na Tela, um curta metragem de 12 minutos que revela a trajetória do pintor seridoense Adriano Santori e sua relação com a música.

Com mais de 20 anos de carreira, Adriano já teve quadros expostos no Brasil e no exterior, em países como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Os temas das pinturas, na maioria dos trabalhos, são paisagens sertanejas. No documentário, gravado no Sítio Quinquê, zona rural de São Vicente, o pintor conta sua história acompanhado dos músicos Vanessa Farias e Eric Amorim.

O Som na Tela é resultado de uma caravana realizada no início de outubro pela equipe do projeto em seis municípios de quatro microrregiões do estado. Além desta edição com Adriano Santori, a equipe registrou a trajetória de artistas como o pintor Wagner Di Oliveira, de Assu, e a cantora Dodoro Cardoso, de Caicó. O Som Sem Plugs também registrou o trabalho dos artistas Siapó, em Mossoró, Zelito Coringa, em Carnaubais, e Leão Neto, em Macau.

Contando com o apoio essencial das Casas de Cultura Popular do Rio Grande do Norte, durante a viagem também foram realizadas oficinas gratuitas de Roteiro e Fotografia, ministradas por Ernani Silveira e Luana Tayze, profissionais renomados e membros da equipe do projeto, promovidas nas próprias Casas de Cultura Popular de Caicó e Assú. As oficinas contaram com a participação de jovens e adultos das cidades onde foram realizadas e alunos de escolas públicas da cidade de Assú, onde o projeto contou ainda com o apoio da Secretaria de Cultura local. Em todas elas, os participantes receberam kits educativos da Cosern com dicas de segurança e de consumo consciente de energia elétrica.

Durante a excursão, a equipe também captou imagens para um documentário e produziu cinco novas edições do Programa Som Sem Plugs que é exibido, semanalmente, na TV Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Política de Patrocínio da Cosern

O apoio à cultura potiguar dado pela Cosern há quase 20 anos faz parte da Política de Patrocínios e Doações da Neoenergia, dentro do Programa de Sustentabilidade do Grupo para o desenvolvimento das comunidades onde ele atua, realizando parcerias e implementando programas que contribuam para o desenvolvimento social, por meio de ações de empoderamento e valorização da cultura e dos costumes locais.

Para Karine Severo, Gerente do Departamento de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Cosern, o compromisso da Distribuidora com a cultura potiguar é mais uma prova de que a atuação da empresa vai além do fornecimento de energia elétrica. “Nesses quase vinte anos investindo na cultura do nosso estado, já levamos sorrisos, histórias, educação e transformamos muitas realidades. Estamos cumprindo com a nossa missão de iluminar a vida das pessoas”, finaliza Karine.

Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário