NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A MORTE DE DUAS CRIANÇAS EM CURRAIS NOVOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos/RN esclarece que óbitos de duas crianças ocorridos recentemente no Hospital Regional Mariano Coelho - HRMC estão sendo investigados tanto pelo município quanto pelos órgãos competentes no âmbito estadual.
Apesar dos sintomas apontarem para doença causada por arboviroses, ainda não existe um laudo conclusivo sobre as causas, uma vez que estão sendo investigados pelo Serviço de Verificação de Óbito - SVO, em Natal. 
Com relação ao primeiro óbito ocorrido em Currais Novos, a vigilância epidemiológica local junto com a Coordenadoria de Vigilância da IV Regional de Saúde de Caicó fizeram a investigação sobre a morte colhendo informações do estado de saúde da criança antes e durante a entrada no hospital, verificaram o ambiente de moradia dela, a rotina e demais informações que são levantadas nas investigações sobre óbitos.
Não foram constatadas pessoas da família ou vizinhança acometidas por arboviroses. Também foi verificado que os agentes de endemias já haviam feito bloqueio contra o Aedes aegypti na região.
A SEMSA/CN está aguardando o laudo do SVO para informar com precisão a causa dessas mortes. Esclarecemos ainda que não existe um terceiro óbito, mas uma adolescente que está sendo acompanhada em Natal, cujo caso também não está definido se é resultado de arbovirose e qual seria a doença. 
Qualquer informação que não seja procedente da Secretaria Municipal de Currais Novos, do Hospital Mariano Coelho ou da Secretaria Estadual de Saúde - SESAP deverá ser tratada como notícia falsa ("fake news"). 
Reiteramos que as conclusões sobre as mortes ocorridas no município dependem dos laudos do SVO e que não há alerta epidemiológico sobre doença nova no território do RN seja causada por vírus ou bactérias.

Currais Novos, 29 de setembro de 2018.
Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos/RN
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato