Caern inicia testes para voltar a usar açude Gargalheiras para abastecimento no RN

Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1
Por G1RN
Após as chuvas na região Seridó potiguar, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grane do Norte (Caern) iniciou testes para voltar a captar água do Açude Marechal Dutra, o Gargalheiras. De acordo com a Caern, o reservatório atingiu a marca de 6,79% de seu volume.


De acordo com a gerente da Regional Seridó da Companhia, Rosi Gurgel, estão sendo observadas as condições operacionais, como vazão e qualidade da água, para a captação ser feita definitivamente pelo Gargalheiras. A Caern deixou de utilizar o manancial em 2015.

Segundo a Companhia, a princípio, quando o sistema for colocado em funcionamento, a cidade de Acari terá seu abastecimento por rodízio. Já o município de Currais Novos continuará sendo abastecido pelo açude Dourado.

A Companhia de Águas diz que também está trabalhando para reativar o sistema que vai de Gargalheiras a Currais Novos. Caso o açude Dourado entre em colapso, o abastecimento volta a ser pelo Gargalheiras.

“Mesmo com as últimas chuvas, é necessário compreender, que a recuperação de mananciais leva tempo e necessita de bons volumes de chuvas. É importante que a população colabore fazendo uso racional da água em todas as regiões do estado”, orienta a Companhia de Águas e Esgotos em nota.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato