quarta-feira, 15 de abril de 2020

Prefeitura segue com segunda fase da campanha de vacinação contra gripe

A Prefeitura de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá prosseguimento na próxima quinta-feira (16) a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. 

A campanha deve durar até o dia 22 de maio. O “DIA D” contra a influenza será no dia 09 de Maio, dia de mobilização nacional.

Em 2020, o Ministério da Saúde antecipou em três semanas a realização da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza pelo momento em que o mundo enfrenta no combate à COVID-19, a fim de proteger de forma antecipada a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude dessa nova doença.

A estratégia de vacinação acontece por fases, grupos prioritários e datas, tendo iniciado em 23 de março com a vacinação dos idosos e trabalhadores da saúde. 

Além dos grupos prioritários já definidos e em virtude da ocorrência da epidemia global pelo coronavírus, definiu-se por incluir os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários como grupo prioritário para vacinação na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza.

Os professores do ensino básico ao superior, cujas aulas estão suspensas, passarão a ser vacinados na terceira fase da campanha com início no dia 09 de maio de 2020. 

Destaca-se também que está sendo antecipada a vacinação para os grupos de funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, para segunda fase da Campanha.

O Programa Nacional de Imunizações permanece alertando sobre a importância da vacinação do público-alvo já definido, para evitar a influenza com seus possíveis agravamentos.

O objetivo é vacinar 90% dos grupos prioritários a fim de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população alvo.

Reforçamos ainda a necessidade de levar cartão de vacina, cartão do SUS e declaração (caso seja de alguma categoria).

Fonte: Assessoria de Comunicação