Sesap erra e confirma morte por Covid-19 em Cerro Corá

A prefeita de Cerro Corá, Maria das Graças Oliveira (PSD), foi às redes sociais, na página oficial da prefeitura no Facebook, esclarecer dúvidas quanto ao caso confirmado de uma paciente no município, que morreu em decorrência do novo coronavírus. Mais cedo, na manhã deste sábado (8), a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) havia divulgado no boletim epidemiológico, que resultado do teste tinha sido negativo, no entanto, o caso dera positivo.

Já a secretária municipal de Saúde de Cerro Corá, Célia Guimarães, explicou que a própria Sesap confirmou no decorrer do dia, que na verdade a equipe da pasta havia divulgado, erroneamente, o resultado de um teste da paciente, uma bebê que em janeiro esteve internada num hospital em Natal, cujo exame atestou positivo para influenza do tipo "B".

Célia Guimarães explicou que a criança recebeu alta em Natal, saudável, e acredita-se que ela tenha sido infectada por Covid-19 depois que chegou em Cerro Cora, no dia 21 de março.

A secretária Célia Guimarães afirmou que hoje existem pessoas internadas, com suspeita de contaminação por coronavirus, sendo que no laboratório do Estado em Natal existem quatro testes aguardando resultado para o Covid. 

Ela conta que os familiares da criança, de um ano e sete meses, estão sendo orientadas e estão sob isolamento social, em casa, de forma que até a quarta-feira (8), ficam em observação pelas autoridades de saúde do município.

A partir desta segunda-feira (13) a prefeitura de Cerro Corá deverá endurecer as medidas de isolamento social, a fim de conter a disseminação do novo coronavirus no município. A secretária municipal de Saúde, Célia Guimarães, explicou que embora o boletim epidemiológico da Sesp informe que existe, ainda, oito casos suspeitos de coronavirus em Cerro Corá, na verdade só houve a coleta de material para exame de cinco pessoas, já recebeu resultado de dois, justamente o de um paciente que foi descartado e esse outro da criança que faleceu.

Célia Guimarães reforça, então, que faltam os resultados de três exames, inclusive de um paciente que está internado no hospital regional em Caicó, a 100 quilômetros de Cerro Corá, resultado que ela espera receber hoje da vigilância sanitária da Sesap.

"A gente não gostaria de estar apresentando esse quadro, mas infelizmente temos que fazer, porque essa é a nossa preocupação com a população de Cerro Corá", disse ela, em live às 17:30 no Facebook, que contou com a participação da prefeita Graça Oliveira. 

"A partir de segunda as ações serão intensificadas e acredito que a prefeita, vai rever os decretos, porque ou nós fazemos isso ou vamos ter uma contaminação muito grande no município", destacou Célia Guimarães.

Fonte: Cerro Corá News
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato