Deputado federal Sebastião Oliveira é alvo de operação da PF sobre desvio em obras na BR-101 no Grande Recife

Parlamentar foi responsável por indicação feita pelo Centrão do novo diretor-geral do Dnocs. G1 entrou em contato com parlamentar e órgão que fez obras, mas não obteve resposta.
O deputado federal Sebastião Oliveira (PL-PE) foi alvo de mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (8), na segunda fase da Operação Outline, que investiga desvios de recursos em obras de requalificação da BR-101, no Grande Recife, segundo apuração do G1. O parlamentar é um dos integrantes do chamado Centrão responsáveis pela indicação do novo diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Fernando Marcondes de Araujo Leão.

O Centrão é o grupo da Câmara dos Deputados que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita. Segundo a colunista Andréia Sadi, a negociação de cargos federais com o grupo nos últimos dias é parte da tentativa do governo de obter apoio no Congresso no caso de um eventual processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. O Dnocs é um dos órgãos que vinham sendo disputados pelo Centrão, e a nomeação do novo diretor-geral foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira.

Nesta sexta (8), a operação da Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços do deputado Sebastião Oliveira no Recife e em Brasília. Oliveira era secretário de Transportes de Pernambuco na época investigada pela PF. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER), responsável pela obra, era submetido a essa secretaria.

Dois ex-servidores do DER de Pernambuco foram presos na operação (leia mais abaixo). Além do desvio dos recursos, a PF investiga crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Foram autorizados 15 pedidos de quebra de sigilo bancário e outros 11 de quebra de sigilo fiscal de pessoas físicas e jurídicas.

O G1 entrou em contato com o DER e com o deputado, mas não havia obtido resposta até por volta de 12h.
Fonte: G1PE
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato