Nove dos dez hospitais públicos do RN estão com 100% dos leitos para Covid-19 lotados; estado tem 41 pacientes na fila por leito crítico

Dados são da plataforma RegulaRN do Governo do Estado e foram consultados às 13h26 desta terça-feira (26).

Por Bruno Vital, G1 RN

Profissional prepara leito de UTI que receberá paciente de Covid-19 — Foto: Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo
O Rio Grande do Norte chegou a 100% de ocupação nos leitos críticos da rede pública estadual para tratamento da Covid-19 no Oeste do estado e na Região Metropolitana de Natal. Em todo o território potiguar há apenas 6 leitos de UTI, no hospital regional de Caicó. Dos 10 hospitais públicos com atendimento para Covid-19, apenas um não está 100% lotado, justamente o Telecila Freitas Fontes. O número de pacientes aguardando leito UTI ou UCI é 41.

Os dados são do portal RegulaRN da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal (LAIS/UFRN). A plataforma é atualizada em tempo real. A consulta para esta reportagem foi feita às 13h26 desta terça-feira (26).

Ao todo, o RN tem 181 leitos críticos para pacientes com o novo coronavírus. Esses leitos podem ser de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados a pacientes graves, ou de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que pode ser entendido como um meio-termo entre as etapas de internação e terapia intensiva.

Estes 181 leitos estão divididos entre 10 hospitais públicos do RN com atendimento especializado para a Covid-19. Apenas 6 estão disponíveis, em Caicó; 24 bloqueados; e 151 ocupados. Nove dos 10 hospitais com pacientes da Covid estão com 100% de lotação.

Das 10 unidades hospitalares, 6 estão em Natal e atendem pacientes da região metropolitana. Dois hospitais estão em Mossoró e atendem a região Oeste. As outras duas unidades estão em Caicó (região Seridó) e Pau dos Ferros (região Alto Oeste). 
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato