Em 1º dia de 'drive-thru', Natal testa 1.033 pessoas para coronavírus; 319 exames deram positivo

Ação é voltada para idosos maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades comprovadas residentes na cidade.

Por G1 RN
Drive-thru de testes para Covid-19 está acontecendo na Arena das Dunas — Foto: Augusto César Gomes
Dos 1.033 exames realizados no primeiro dia do “drive-thru” de testagem rápida para Covid-19 em Natal, 319 deram positivo. A informação é da prefeitura da capital, que realiza os testes na Arena das Dunas desde esta terça-feira (16).

A ação é voltada para idosos maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades comprovadas residentes na cidade. Todos os pacientes positivos serão notificados e acompanhados, de acordo com Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda segundo a SMS, o exame tem maior eficácia em indivíduos com histórico de algum sintoma leve de Covid-19 há pelo menos sete dias: tosse, dor de cabeça ou febre, por exemplo.

O teste é realizado com a coleta de uma gota de sangue no dedo, através do método imunocromatografia, em que o material reage em uma lâmina. É possível aguardar o resultado no local, entregue após 20 ou 30 minutos de sua realização, ou retirar no dia seguinte através de um sistema online acessado por meio de senha fornecida na hora. Casos positivos são encaminhados às 11 unidades de referência da capital para acompanhamento médico.

Logo no primeiro dia de atendimento, uma fila de carros quilométrica se formou no entorno da Arena das Dunas, com pessoas querendo participar das testagens, que são gratuitas.

"Pedimos àqueles que não têm histórico de sintomas que evite comparecer ao drive para evitar exposição desnecessária. A testagem é importante para que a gente consiga identificar novos casos; recomendar quarentena quando necessário, para evitar a transmissão; e também iniciar um possível tratamento de acordo com o que o médico achar necessário nas consultas que ocorrem nas unidades de saúde", orienta Rayane Araújo, secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde de Natal.

Para ter direito ao teste é preciso apresentar comprovante de residência de Natal e documento oficial com foto que comprove a idade. O acesso à Arena das Dunas se dá pelo portão P1 e acontece até sexta-feira (19). Na próxima semana, o serviço acontecerá no Ginásio Nélio Dias, com demanda para a Zona Norte. A permanência no interior do veículo é obrigatória durante todas as etapas.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato