quarta-feira, 17 de junho de 2020

Empresário Sérgio Dantas fará reforma da Praça Monsenhor Paulo Herôncio em Currais Novos

 Empresário Sérgio Dantas
O empresário Sérgio Dantas, que é admirador da obra religiosa e social do Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, esteve na cidade de Currais Novos para iniciar o planejamento das comemorações aos 57 anos de morte do sacerdote, que acontece no mês de setembro. Sérgio, que todos os anos faz questão de celebrar a data, disse que em 2020 pretende deixar um marco nas comemorações. “Nossa meta é reformar a praça que carrega o nome do saudoso Monsenhor Paulo Herôncio. O espaço está danificado e será melhorado”.

Sérgio visitou o espaço, que fica em frente a Centro Pastoral CIAC e ao Abrigo de Idosos que carrega o nome do Monsenhor. Ao lado de amigos, da arquiteta responsável pelo projeto e do construtor que tocará a obra de revitalização, o empresário pediu autorização ao prefeito Odon Júnior para realizar o melhoramento da praça através de uma parceria público-privada. “Quem me conhece sabe a admiração que tenho a história do Monsenhor Paulo Herôncio, este grande homem de Deus que deixou marcas grandiosas para Currais Novos. Tenho uma missão de vida: não deixar seu legado ser esquecido. Desta maneira fui incentivado por amigos a fazer algo para marcar e resolvi unir forças para reformar a pracinha que tem o busto dele. Estou ansioso para receber o projeto e iniciar as obras”, contou.

A inauguração do novo espaço deverá acontecer dia 1º de setembro na data que marca o falecimento do Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, grande benfeitor de Currais Novos.

Algumas obras e marcas do Monsenhor Paulo Herôncio

Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, nasceu em Natal aos 3 de janeiro de 1901. Foi Vigário de Currais Novos durante 26 anos. Faleceu em 1 de setembro de 1963 e foi sepultado no dia seguinte aos pés do altar de Sant’ana, padroeira da nossa cidade. Ao falecer, completaria 62 anos de idade e 39 de ordenação sacerdotal.

Foram muitas as marcas que deixou em Currais Novos como o Colégio Nossa Senhora, Grupo de Escoteiros, Casa destina a atender pobres com refeitório e o ambulatório Padre João Maria (semente do atual Hospital Regional de Currais Novos). No início do ano de 1944, iniciou a construção do Instituto Jesus Menino (atual Educandário Jesus Menino, estabelecimento particular), Educandário de Nível Secundário. Em 1959, edificou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, nele instalando o Centro Social Nossa Senhora de Fátima, no bairro "Paizinho Maria". Foi à semente do desenvolvimento e crescimento do referido bairro. No ano de 1950, visitou Roma, juntamente com sua irmã Neném Herôncio, e assistiu à canonização de Santa Maria Goretti. Inspirado nos valores de vida desta santa, erigiu a Capela de Santa Maria Goretti, primeiro templo da América Latina dedicado a esta Virgem e mártir. No mesmo ano fundou a Escola-Creche de Santa Maria Goretti, com clubes de Mães e de jovens, em prédio anexo, que existe até hoje.

Fonte: Ismael Medeiros