Rio Grande do Norte recebe carregamento com 31,5 mil doses da vacina de Oxford contra Covid-19

Governadora afirma que estado vai aplicar todas as vacinas, sem reter material para segunda dose. Vacinação deve começar na terça-feira (26).
Por G1 RN
O Rio Grande do Norte recebeu, na tarde deste domingo (24), um carregamento com 31,5 mil doses da vacina fabricada pela Universidade de Oxford em parceria com a Astrazeneca, contra a Covid-19. A aeronave da Gol pousou com o material por volta das 16h no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal.

Essas são as primeiras doses do imunizante da Oxford que chegam ao estado e se somam a 82,4 mil doses da Coronavac que chegaram na madrugada da última terça-feira (19). Ambas as vacinas são as únicas autorizadas pela Anvisa, até agora, no Brasil.

"A distribuição aos municípios será feita nesta segunda-feira e vai ocorrer da mesma maneira que ocorreu com a Coronavac. Toda a logística está pronta, com transporte através de viaturas dos Bombeiros, com escolta da PM-RN e apoio da PRF", afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT) em uma publicação nas suas redes sociais.

Ainda de acordo com a governadora, como a 2ª dose da AstraZeneca pode ser aplicada até 12 semanas após a primeira e "o Ministério da Saúde e a FioCruz garantiram que temos tempo hábil para receber um novo malote", o estado vai aplicar agora todas as doses recebidas no carregamento. A vacinação deve começar na terça (26).

No caso da Coronavac, o estado distribuiu aos municípios o suficiente apenas para a primeira dose e armazena o restante para a segunda dose.

O governo do estado ainda informou que as primeiras vacinas de Oxford serão usadas ainda na imunização de trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia.

Inicialmente, foram priorizados para vacinação no estado, com a Coronavac, trabalhadores de hospitais que atuam no atendimento de pacientes com covid-19 ou com suspeita da doença, além de idosos que moram em instituições, como asilos.

Testes

O avião que transportava os dois milhões de doses da vacina de Oxford produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou a São Paulo na tarde desta sexta-feira (22), após o governo indiano autorizar as exportações comerciais do imunizante. O pouso ocorreu por volta das 17h20. Em seguida, o Ministério da Saúde começou a distribuição aos estados.

Ao todo, 1.523 potiguares participaram da terceira fase de testes da vacina de Oxford em Natal, a partir de setembro de 2020. Após aprovação da vacina pela Anvisa para uso no país, os mais de 750 voluntários que tomaram placebo na pesquisa começaram a ser imunizados na última quinta-feira (21).
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato