Covid-19: Mesmo com proibição de festas de carnaval, aglomerações são registradas em Natal e Pipa

Polícia Militar registrou 16 ocorrências ao longo do sábado (13), mas não especificou localidades. Ninguém foi preso.

Por Igor Jácome, G1 RN
Aglomeração é registrada na praia da Pipa durante o sábado (13), mesmo com proibição de festas de carnaval. — Foto: Reprodução
Mesmo com a proibição de eventos de carnaval no Rio Grande do Norte, por causa da pandemia da Covid-19, as aglomerações não deixaram de acontecer em Natal e na famosa praia da Pipa, no município de Tibau do Sul. Vários casos foram registrados desde a última sexta-feira (12).

A Polícia Militar informou que registrou pelo menos 16 aglomerações neste sábado (13) em todo o estado, mas não especificou as localidades. Não houve presos.

A maior aglomeração em Natal, no entanto, teria sido na praia da Redinha, na Zona Norte da capital. Ainda houve registro de aglomerações no Paço da Pátria, na Zona Leste e no Pajuçara. Na sexta-feira (12), a prefeitura já havia registrado um evento de rua com aglomeração de cerca de 200 pessoas, no bairro das Rocas. De acordo com o município, o evento foi interditado.
Aglomeração no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal, neste sábado (13). — Foto: Reprodução/redes sociais
Também na noite de sábado (13), uma multidão de pessoas foi vista na praia da Pipa, em Tibau do Sul - um dos mais famosos pontos turísticos potiguares. A prefeitura disse que emitiu decreto proibindo eventos e realiza barreiras sanitárias informativas, mas não consegue conter a população nas ruas.

Até a última sexta-feira (12), o Rio Grande do Norte registrou 148.199 casos confirmados de Covid-19 e 3.392 mortes provocadas pela doença. Na manhã deste domingo (14), a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 estava em 88% na região metropolitana de Natal e dez unidades de saúde do estado tinham todos os seus leitos para a doença ocupados.

A Guarda Municipal de Natal informou que realizou fiscalização conjunta com outros órgãos municipais e estaduais, que resultou em apreensões de equipamento de som, interdição de bloco carnavalesco e notificações de bares.

O comandante da guarda, Alberfran Grilo, explicou que foram recebidas diversas denúncias de aglomerações e, principalmente uso de paredões de som automotivo. Nessa situação, foram apreendidos equipamentos de som nos bairros de Brasília Teimosa e Nazaré, além da interdição de um bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas do Paço da Pátria.

Segundo o órgão municipal, as áreas monitoradas pelo sistema de câmeras de segurança do município são acompanhadas por agentes e qualquer atividade irregular é repassada para as viaturas de área. Segundo o município qualquer ocorrência visualizada pela população pode ser informada diretamente ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo número 190.

Segundo a Prefeitura de Tibau do Sul, o município emitiu decreto proibindo eventos desde 28 de janeiro e iniciou a "Operação carnaval seguro e sem aglomeração" na sexta-feira (12). A ação conjunta conta com atuação das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Turismo e Serviços Urbanos e apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com o município, são realizadas barreiras sanitárias informativas e com entrega de kits (máscara e álcool). Além disso, associações empresariais estariam ajudando o município. "Mas população nas ruas, não temos como conter", informou a chefe de gabinete, Fernanda Galvão.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato