terça-feira, 4 de maio de 2021

RN tem 45 leitos de UTI para Covid-19 bloqueados; mais da metade por falta de kit intubação e insumos

Número representa mais de 10% do total de UTIs na rede pública. Estado tem mais pessoas na fila de espera por leito que vagas disponíveis.
Por Igor Jácome, G1 RN
Leitos de UTI Covid-19 Hospital Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante, Grande Natal, RN, Rio Grande do Norte — Foto: Ariel Dantas
O Rio Grande do Norte tem 45 leitos de UTI para Covid-19 bloqueados na manhã desta terça-feira (4), segundo o sistema Regula RN, usado na administração dos leitos na rede pública estadual. Mais de 66% deles estão sem operação por causa da falta de kit intubação e medicamentos, de acordo com os dados públicos.

O número de leitos bloqueados representa cerca de 10,9% do total de UTIs para Covid-19 na rede pública do Rio Grande do Norte - são 413. Pode parecer pouco, mas se eles estivesse disponíveis, o estado não teria filas de espera por UTI durante a manhã. Por volta das 8h, 41 pessoas esperavam por uma leito crítico, em todo o Rio Grande do Norte, enquanto havia 25 vagas disponíveis.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte afirmou que o estado conseguirá debloquear leitos ainda nesta terça-feira (4), porque o Hospital São Luiz teria conseguido kits intubação e o Hospital João Machado conseguiu fechar uma escala com profissionais.