segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Polícia Civil inicia operação de combate à violência contra idosos no RN

Objetivo é dar mais celeridade aos processos instaurados e apurar denúncias recebidas. Em 2020, mais de 250 denúncias foram apuradas, segundo órgão.
Violência contra idoso — Foto: Cristian Newman/Unsplash/Divulgação
Por g1 RN
A Polícia Civil iniciou nesta semana no Rio Grande do Norte a Operação Vetus 2, que tem o intuito de combater a violência contra idosos no estado. A ação segue até o dia 18 de novembro.

Na operação, os profissionais de segurança pública vão apurar denúncias feitas através do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais que tratem da violência contra os idosos.

A Polícia Civil também prevê a instauração e conclusão com maior celeridade neste período de procedimentos investigativos, além de visitas a residências de vítimas, cumprimento de mandados e medidas protetivas neste período.

Em 2020, a operação foi de outubro até dezembro e verificou mais de 250 denúncias, segundo a Polícia Civil.

A operação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

As denúncias contra violência de idosos feitas por meio do Disque 100 e do 181 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.