Governo decreta emergência em 15 cidades por causa das chuvas no RN; estado tem 3 mil desalojados

Medida foi anunciada pela governadora Fátima Bezerra (PT) no início da tarde desta sexta-feira (8). Defesa Civil contabiliza 62 mil pessoas afetadas e diz que número pode triplicar.
Por Igor Jácome, g1 RN
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai declarar situação de emergência em 15 municípios do estado por causa dos efeitos causados pelas chuvas desde o início de julho. A situação se agravou nesta sexta-feira (8), com mais chuvas na Leste potiguar. A Defesa Civil estima 3 mil pessoas desalojadas.

Inicialmente, o número anunciado era de 14 cidades, mas o dado foi atualizado pelo governo por volta das 14h30.

A publicação do decreto foi confirmada no início da tarde desta sexta-feira (8) pela governadora Fátima Bezerra (PT). Ainda de acordo com ela, o documento deverá ser oficializado ainda nesta sexta-feira (8) em edição extra do Diário Oficial do Estado.

"Estamos oficiando tanto o Ministério da Defesa como o Ministério do Desenvolvimento Regional acerca dos impactos provocados pelas chuvas aqui no Rio Grande do Norte, solicitando apoio para que o estado possa chegar junto aos municípios, ajudar os municípios a enfrentarem esses impactos", declarou a governadora.
Casas alagadas em Barrêta, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Fátima ainda afirmou que o conversou com o Comando Militar do Nordeste e o Exército se colocou à disposição para colaborar com o estado, por meio de cessão de pessoal e máquinas. Uma comissão estadual foi formada para coordenar as ações e manter o diálogo com as forças armadas.

Segundo a Defesa Civil, o Exército disponibilizou pessoal, pontes modulares, caminhões, bombas e outros equipamentos de acordo com a necessidade encontrada pelas equipes estaduais em campo.

Em entrevista coletiva realizada no início da tarde desta sexta-feira (8), a Defesa Civil afirmou que o estado tem pelo menos 62 mil pessoas afetadas pelas chuvas no estado e cerca de 3 mil pessoas desalojadas, mas o número deverá aumentar nas próximas horas e dias.

"Esse número crescerá exponencialmente, porque ainda não estavam no primeiro grupo municípios como Nova Cruz, Montanhas, Várzea e Canguaretama. Neste momento, nosso principal foco e atenção está na calha do Rio Curimataú. Nós tivemos no fim de semana passado municípios mais afetados ao norte do litoral. Agora tivemos muito mais afetados ao Sul, pegando a região do Trairi e Agreste. A calha do Rio Curimataú está sobrecarregada em virtude do volume excessivo de chuva e as defesas civis estão retirando as pessoas para lugares seguros", declarou o coordenador da Defesa Civil, coronel Marcos Carvalho.

Ainda de acordo com o coronel Carvalho, com a perspectiva é que a retirada de moradores de áreas afetadas pela cheia nos municípios de Canguaretama e Nova Cruz triplique o número de afetados pela situação.

"Com a retirada dessas pessoas desses locais, a tendência é que esse número, em virtude da extensão da área afetada, pelo menos triplique. Poderemos chegar a 180 mil pessoas afetadas. Como o desastre está em andamento, esses números têm a tendência de flutuar para cima, infelizmente", acrescentou.

Segundo a Defesa Civil, os municípios que terão situação de emergência decretada são:
Natal
Ceará-Mirim
São Gonçalo do Amarante
Macaíba
Parnamirim
Nísia Floresta
Extremoz
Touros
Nova Cruz
Canguaretama
Montanhas
Várzea
Espírito Santo
Pedro Velho
Tibau do Sul
Ainda de acordo com o governo, o número de cidades poderá aumentar, de acordo com o monitoramento que está sendo realizado. Segundo os órgãos de meteorologia do estado, a previsão é que o RN registre precipitações mais leves no fim de semana.

O governo também determinou reforço do pronto-atendimento à população, além de monitoramento das estradas estaduais, apoio técnico e operacional às defesas civis municipais e monitoramento das bacias hidrográficas.

A Defesa Civil ainda monitora a situação de áreas sujeitas a deslizamento de terra, com foco em Natal, Canguaretama, Tibau do Sul e Baía Formosa.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato