Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem ao Dia dos Advogados

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta segunda-feira (08) uma sessão solene referente ao Dia dos Advogados. A solenidade ocorreu por proposição do presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB). Na oportunidade, vários profissionais da categoria que possuem atuação de destaque no Estado foram homenageados pelos parlamentares.

Em seu discurso, Ezequiel disse que os profissionais da advocacia “têm oferecido contribuições de relevância em suas áreas de atuação”, quando se “revestem da firmeza para defender suas opiniões; e, ao mesmo tempo, têm a consciência da falibilidade humana e permanecem dispostos a estimar a opinião alheia; considerando sempre a verdade acima do prestígio e da fama”.

O presidente da Assembleia fez questão de ressaltar ainda a importância do Poder Judiciário para a sociedade, ao afirmar que “sem uma Justiça mais eficiente e próxima do cidadão, não apenas a Advocacia sofre o prejuízo de suas funções, como as nossas próprias instituições e leis começam a perder credibilidade, a se fragilizar e a ver arriscadas as suas missões”. Para Ezequiel, o prejuízo final é da cidadania. “Por isso, urge garantir que o nosso sistema democrático, que tanta luta exigiu nas décadas finais do século passado para ser restabelecido, continue buscando mecanismos de aperfeiçoamento”, completou.

Entre os homenageados, destaque para José Augusto Delgado (In Memorian). Potiguar que foi professor, escritor, advogado, juiz de Direito, desembargador, juiz federal, e ministro do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior Eleitoral. Em seguida, coube ao advogado Armando Holanda a oportunidade de discursar representando todos os que receberam a homenagem.

“José Augusto Delgado está vivíssimo, no que plantou, cultivou, e colheu os frutos, que vão além da periodicidade da vida. E repito, é a presença misteriosa do ausente”, disse Armando Holanda. Em seguida, lembrou que “o advogado e advocacia estão no texto da Constituição de 88 como parte indispensável para Justiça. É a única profissão presente na Constituição. Protagonistas na defesa da democracia, artífices de um país para todos, uma retaguarda que impede retrocessos de valores conquistados”, destacou.

O evento contou ainda com as presenças do procurador-geral do RN, Luiz Antônio Marinho, representando a governadora Fátima Bezerra (PT); o controlador-geral do município, Rodrigo Ferraz, representando o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB); o defensor público-geral do RN, Marcos Alves, e o representante da OAB-RN, Fabio Saraiva.

Confira abaixo a lista de homenageados.
Lindocastro Nogueira Morais
José Rossiter Araújo Braulino
Igor Raphael Ferreira Santos
Venceslau Fonseca de Carvalho Júnior
Lissa Rocha Morais
Andreo Zamenhof de Macedo Alves
Jeany Gonçalves da Silva Barbosa
Arnon Dutra Dantas Targino Sobrinho
André Augusto de Castro
Armando Roberto Holanda Leite
Artur Lobo Carvalho
Flauber Peixoto Soares Lins
Paulo Lopo Saraiva
Tales Pinheiro Belém
Thiago Jofre Dantas de Faria
Wendell Erik Martins Olegário
Leonardo Dias de Almeida
Kennedy Lafaiete Fernandes Diógenes
José Augusto Delgado (In Memorian)
Hugo Helinski Holanda
Hindenberg Fernandes Dutra
Francisco de Assis da Silva Carvalho
Francisco Nobrega da Silva
Cristiano Luiz Barros Fernandes da Costa
Francisco Rafael Costa de Andrade
Adriano Brandão de Albuquerque Brito (in Memoriam)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato