Currais Novos ganha sete relíquias sagradas do Vaticano para celebrar 30 anos da Matriz da Imaculada Conceição

Fotos: Cedida
O mapa do turismo religioso potiguar ganhará mais um destino importante para visitação a partir do dia 8 de dezembro. Nessa data, a Matriz da Imaculada Conceição, co-padroeira de Currais Novos, na região do Seridó, receberá sete relíquias sagradas santos e beatos, presenteadas à cidade pelo Vaticano.

Entre as relíquias sagradas, está um pedaço da pele de Santa Dulce dos Pobres, primeira brasileira canonizada pelo Papa Francisco em 2019, e fios de cabelo do Beato Carlo Acutis, adolescente italiano morto aos 15 anos vítima de leucemia em 2006, venerado por milhões de jovens católicos ao redor do mundo e considerado o “Padroeiro da Internet”.

”Um pequeno pedaço do corpo de Santa Dulce dos Pobres e do Beato Carlo Acutis já estão expostos permanentemente deste 27 de novembro, Domingo do Advento, junto à porta sagrada do templo”, explica Padre Fagner Dantas, pároco da Imaculada e responsável pela costura diplomática que trouxe as relíquias de Roma para Currais Novos.

“As outras cinco relíquias serão “sepultadas” no novo altar da Matriz, totalmente reformado, durante uma cerimônia especial de dedicação do templo à Deus marcada para o dia 8 de dezembro, conduzida pelo Bispo Dom Antônio Carlos”, complementa o pároco.

Padre Fagner também ressalta: “Rendemos graças por tão grande dom concedido a todos nós, por todos os que construíram este Templo e se dedicaram ao longo destes anos à nossa evangelização. Rezamos também para que a fé continue a nos guiar e sustentar”.

O rito da “dedicação” é um ato que remonta ao Antigo Testamento, quando o profeta Salomão ungiu o Templo de Jerusalém, e serve para mostrar a dignidade do local onde os fiéis se reúnem. Tanto a “dedicação” da Matriz da Imaculada Conceição à Deus quanto o acolhimento das relíquias sagradas fazem parte das comemorações dos 30 anos da igreja, que tem formato circular e foi construída numa escarpa a partir de doações de católicos alemães e de devotos do município.

A festa da Imaculada Conceição de Currais Novos vai acontecer de 28 de novembro a 8 de dezembro e tem como tema “Deus vos salve, Mãe Imaculada”.

Para saber mais

O que são relíquias sagradas?

Considera-se relíquia qualquer objeto que teve contato com algum personagem religioso, histórico, mítico ou de um passado longínquo, podendo ser o próprio corpo ou seus restos mortais, objetos pessoais ou até mesmo aqueles que “testemunharam” determinado acontecimento religioso ou histórico. O objeto relíquia, mesmo que seja um fragmento, carrega consigo “aquilo que resta”, ou seja, presentifica determinado passado, herói, santo ou deus, tornando-o vivo, visível e palpável. As relíquias mais sagradas e valiosas durante a Idade Média eram aquelas vinculadas ao martírio de Cristo. Uma das mais importantes relíquias da Europa foi a Coroa de Espinhos, que se acredita ser a que foi posta na cabeça de Jesus Cristo durante a paixão. Atualmente, está guardada na catedral de Notre-Dame, mas originalmente ficava na Sainte-Chapelle, em Paris.

(Fonte: Dicionário do Patrimônio Cultural, Iphan)

Confira uma pequena biografia dos santos e beatos que estão na Matriz da Imaculada Conceição, em Currais Novos:

Santa Dulce dos Pobres(1914-1992):

Primeira Santa brasileira, ficou conhecida pelo trabalho de caridade em Salvador, na Bahia, chamada de “Mãe dos Pobres” e de “Anjo Bom da Bahia”.

Beato Carlo Acutis (1991-2006):

Nascido em Londres, na Inglaterra, viveu em Milão e morreu em Monza, na Itália, vítima de uma leucemia fulminante. Contribui com grande apostolado na internet, sendo considerado seu padroeiro. Declarado “Beato” em 2020, seus restos mortais estão no Santuário do Despojamento, em Assis, na Itália, terra de São Francisco.

São Ludovico Pavoni (1784-1849):

Padre, dedicou a vida a criar institutos e escolas para abrigar os jovens, especialmente os mais pobres, órfãos ou abandonados pelos pais.

São Vicente de Léris (século V):

Soldado do exército romano no norte da França, abandonou a vida militar para dedicar-se a Deus na humildade cristã, entrando para um mosteiro onde ordenou-se sacerdote e depois abade.

Beato João Martinho Moye (1730-1793):

Sacerdote diocesano, transmitiu a devoção à Maria Auxiliadora e ao Sagrado Coração de Jesus por meio dos institutos que criou na França e foi missionário na China por dez anos, onde sofreu perseguições. Cuidou de soldados alemães com tifo, doença com a qual se contaminou e morreu.

Beata Maria Gabriela (1914-1939)

Religiosa italiana da Ordem Trapista, ofereceu a própria vida como sacrifício em favor da unidade dos cristãos. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1983.

Beato Nicola Rusca:

Sacerdote italiano, viveu todos os conflitos entre católicos e reformados da Idade Média. Preso e torturado, não renunciou a sua fé e cunhou a frase “Odiai o erro, não aquele que erra”.

MATRIZ DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE CURRRAIS NOVOS

Dias e horários de missas:

Segundas e quintas-feiras, às 19h. Domingo, às 8h30 e 19h.

Redes sociais:

Facebook: Paróquia da Imaculada Conceição de Currais Novos.

Instagram: @paroquiadaimaculadacn_

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Marleyde – Secretária Paroquial, telefone: (84) 988676435

Sua oferta nos ajuda a melhor evangelizar. PIX 08.070.468/0014-89
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato