Um policial militar lotado em Novo Progresso foi afastado das funções nesta terça-feira (1º) depois de se negar a cumprir a ordem de desobstrução de via bloqueada por apoiadores de Jair Bolsonaro, que ocupam a BR-163 em protesto contra o resultado das eleições presidenciais.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o 1° Tenente Ruan Carlos Rodrigues Porto, sub comandante da PM em Novo Progresso, falando com manifestantes. “Primeiramente, queria parabenizá-los pelo ato de cidadania, que é expressar a indignação política, a indignação com aquilo que não convém ao nosso povo. É o primeiro ponto.
O segundo é que a maioria aqui já me conhece, já viu um pouco do meu trabalho e sabe que eu sou o subcomandante aqui da região”, inicia o oficial.
Após comentar sobre a decisão judicial de um magistrado plantonista da Comarca de Belém, que ordena a liberação da rodovia, o tenente diz que não irá cumprir a ordem.
“O juiz decidiu pela desobstrução da via. Eu, do subcomando aqui, não farei isso, tá? Não farei isso”, diz o PM, que é aplaudido pelos manifestantes.
Em nota, a PM informou que o oficial foi identificado e afastado das funções laborais e que será instaurado um Processo Administrativo para apurar a conduta do policial.