Caicó recebe o Sonômetro: Equipamento que combate a poluição sonora já estará em uso no carnaval; Policiais ganham treinamento

Com o decibelímetro foi aposentado, a saída para combater a poluição sonora na cidade de Caicó seria o SONOMETRO, e o equipamento acaba de ser adquirido pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que entregou uma unidade para uso do Batalhão de Polícia Ambiental do Seridó, com sede na Ilha de Santana.

De acordo com o capitão Rafael Victor, comandante da unidade de Polícia Ambiental em Caicó, os policiais que integram a BPAmb já estão em treinamento para operar o equipamento, que já estará em uso a partir de agora, garantido, portanto, seu uso regular no carnaval de Caicó 2023, aonde concentra um grande número de reclamações em face o uso de paredões.

A importância do Sonômetro

A poluição sonora é um grande incômodo em qualquer lugar que esteja. Seja nos grandes centros, cidades menores e até mesmo em bairros mais afastados, o barulho pode trazer grandes males, tanto para colaboradores quanto para clientes e até para os vizinhos.
É para controlar o nível de ruído sonoro que existe a Norma Regulamentadora 10151 (NBR10151). Esta norma estabelece a emissão de um laudo de ruído ambiental para todas as empresas cuja operação gere algum tipo de ruído.

Para medir os sons, é utilizado um aparelho chamado sonômetro. Este aparelho é capaz de captar e analisar os ruídos que vão compor o laudo técnico. Em 2019, houve algumas alterações na NBR10151, de forma que o sonômetro a ser utilizado é agora mais específico.
A medição deve ser feita de modo que os sons intrusivos sejam descartados do laudo de ruído ambiental. É por isso que, agora, com o sonômetro, é possível separar somente os ruídos emitidos pelas atividades do causador.
Uma vez captados os sons e analisados os resultados, o laudo de ruído ambiental pode ser emitido.

A poluição sonora pode causar problemas de saúde mental, como perda de memória, estresse, ansiedade e até confusão mental. O uso do sonômetro com a consequente produção do laudo de ruído ambiental vem munir a Polícia Militar com maior precisão Na identificação de poluição sonora, trazendo a garantia de um ambiente saudável a todas as pessoas que frequentam espaços públicos e que moram próximo a causadores de ruídos excessivos.

Recentemente, a PMRN adquiriu sonômetros para serem usados pelo efetivo do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) em todo os Estado do Rio Grande do Norte, e nessa última semana de 2022, todo o efetivo do BPAmb está recebendo um treinamento de capacitação para uso desse aparelho a partir do mês de janeiro de 2023.

É extremamente importante estar sempre dentro dos limites de emissão de ruídos permitia pela norma legal vigente, pois o não cumprimento dessa norma pode acarretar em multas e até processos judiciais, que podem trazer grande prejuízo financeiro ao causador dos ruídos, além de sua condução à delegacia.

Neste verão você poderá descansar com a certeza de que a Polícia Militar do RN estará garantido sua tranquilidade e segurança.

PMRN, servir e proteger!
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato