Lula se reúne com governadores após atos terroristas no DF; acompanhe

Reunião ocorre no Palácio do Planalto e conta com a participação de Lula e dos 27 chefes estaduais ou representantes do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, na noite desta segunda-feira (9/1), com os 27 governadores ou representantes dos Executivos estaduais do país. A reunião ocorre no Palácio do Planalto.

O compromisso desta segunda é feito um dia após atos antidemocráticos, de violência, terrorismo e vandalismo serem registrados na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

É o primeiro encontro que Lula tem com os chefes estaduais desde que tomou posse, em 1º de janeiro, em seu terceiro mandato à frente da Presidência da República. Inicialmente, a primeira reunião com os governadores ocorreria apenas em 27 de janeiro — agenda que está mantida.

Como foi a reunião com governadores

A reunião começou por volta das 19h e não havia terminado até a última atualização desta reportagem. O primeiro governador a discursar foi Helder Barbalho (PA-MDB). Em sua fala, Barbalho comentou medidas tomadas nos estados nesta segunda-feira após os ataques aos Três Poderes, em Brasília. O governador do Pará afirmou que foram cumpridas as ordens do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sobre os acampamentos golpistas em diversos quartéis.

Na sequência, a presidente do Supremo, Rosa Weber, parabenizou a realização do encontro em “defesa da democracia e do Estado democrático de direito”. Ela também comentou os ataques feitos à sede da Corte, em Brasília.

“O Supremo Tribunal Federal foi duramente atacado. O nosso prédio histórico, no seu interior, foi praticamente destruirido. Essa simbologia, a mim entristeceu de uma maneira enorme, mas quero assegurar a todos que vamos reconstruí-lo, e no dia 1º de fevereiro daremmos início ao Ano Judiciário, como se impõe ao Poder Judiciário independente e guardião, no caso do Supremo Tribunal Federal, da nossa Constituição Federal”, afirmou.
Presentes

Veja abaixo, os governadores presentes na reunião desta segunda:

Acre: vice-governadora Mailza Gomes (PP)
Alagoas: governador Paulo Dantas (MDB)
Amapá: governador Clécio Luis (Solidariedade)
Amazonas: governador Wilson Lima (União)
Bahia: governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Ceará: governador Elmano de Freitas (PT)
Distrito Federal: vice-governadora Celina Leão (PP)
Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)
Goiás: vice-governador Daniel Vilela (MDB)
Maranhão: governador Carlos Brandão (PSB)
Mato Grosso: vice-governador Otaviano Pivetta (PDT)
Mato Grosso do Sul: governador Eduardo Riedel (PSDB)
Minas Gerais: governador Romeu Zema (Novo)
Pará: governador Helder Barbalho (MDB)
Paraíba: governador João Azevêdo (PSB)
Paraná: governador Ratinho Jr. (PSD)
Pernambuco: governadora Raquel Lyra (PSDB)
Rio de Janeiro: Cláudio Castro (PL)
Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT)
Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB)
Rondônia: representante Augusto Marques
Roraima: Antônio Denarium (PP)
Santa Catarina: governador Jorginho Mello (PL)
São Paulo: governador Tarcísio de Freitas (PL)
Sergipe: governador Fábio Mitidieri (PSD)
Tocantins: Wanderlei Barbosa (Republicanos)

Governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), não marcou presença no encontro. Nesse domingo (9/1), o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador do cargo por, inicialmente, 90 dias. No lugar de Ibaneis, na reunião desta segunda, está a vice-governadora Celina Leão (PP), que assumiu o comando do governo do DF.

Além dos governadores, a presidente do STF, Rosa Weber, e os ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso também acompanham a reunião, assim como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o procurador-geral da Repúbluca, Augusto Aras, e alguns ministros do governo.
Fonte: Metrópoles
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato