Governo do Estado e Polícia Civil inauguram Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher

Dando seguimento às ações voltadas ao mês da mulher, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da governadora e professora Fátima Bezerra, inaugurou na manhã desta sexta-feira (10), mais duas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAMS). As novas unidades estão localizadas nas Centrais de Cidadão dos municípios de Ceará-Mirim e Macaíba. Com o ato, o Governo do Estado, por meio da Polícia Civil do RN, amplia ainda mais a rede de atendimento e acolhimento à mulher vítima de violência.

“Mais uma vez o Governo do Estado está dando mais um passo importante contra a barbárie. Estamos fazendo o nosso papel que é cuidar, e o compromisso da nossa gestão sempre foi estruturar cada vez mais a rede de apoio visando o combate à violência doméstica contra a mulher. Antes, o Estado possuía apenas cinco delegacias. Agora temos doze unidades para o enfrentamento da violência doméstica e de gênero”, disse a governadora e professora Fátima Bezerra, que ainda anunciou para este sábado (11), o pagamento das diárias operacionais do mês de janeiro dos servidores da Segurança Pública do Estado.

Até 2019, o Rio Grande do Norte possuía apenas cinco delegacias para o enfrentamento da violência doméstica e de gênero. Em dois anos e meio de governo, foram criadas sete novas DEAMS. A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, agradeceu ao Governo do Estado e falou da importância de mais delegacias especializadas no RN. "Em nome da Polícia Civil agradecemos a Governadora Fátima Bezerra, que faz um governo compromissado com a Segurança Pública. As implementações das novas DEAMS foram feitas a partir de dados estatísticos e de estudos diante dos números de violência doméstica contra a mulher. A interiorização dessas delegacias é, por si só, um grande evento para os municípios que recebem uma unidade como essa, que vai facilitar o acolhimento das vítimas de violência doméstica", ressaltou a delegada.

Durante sua gestão, a Governadora Fátima Bezerra ampliou a rede de proteção à mulher, com a criação do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), dentro da estrutura organizacional da Polícia Civil. O departamento foi criado através de Projeto de Lei Complementar (PLC) elaborado pelo Executivo e enviado para apreciação e votação na Assembleia Legislativa em 2021.

Também participaram das inaugurações o vice-governador do Estado, Walter Alves; o Secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Araújo; o delegado-geral adjunto da PCRN, Herlânio Cruz; a Diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), delegada Paoulla Maués; a delegada da DEAM/Macaíba, Priscilla Guerra; a delegada da DEAM/Ceará-Mirim, Thaís Quintino; o delegado de Macaíba, Cidorgeton Pinheiro; o Diretor Administrativo da PCRN, delegado Renê Lopes; o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César; o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior; o Procurador-Geral do Estado, Dr. Antenor Roberto; a Secretária Estadual de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Olga Aguiar; a deputada federal Nathália Bonavides; o deputado federal Fernando Mineiro; o deputado estadual Francisco do PT; o deputado estadual Kléber Rodrigues; além das demais autoridades civis e militares.

Polícia Civil recebe novas viaturas

A Polícia Civil do RN recebeu na última quarta-feira (08) onze novas viaturas destinadas às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMS). Os veículos foram entregues pelo Governo do Estado, durante o evento em homenagem às mulheres potiguares, na Escola de Governo, no Centro Administrativo. A frota recebida é composta de SUVs modelo Fiat Pulse, que totalizam um investimento total de R$ 1,2 milhão, provenientes do programa Governo Cidadão.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato