Sessão solene reconhece artesãos potiguares na Assembleia do RN

Reconhecendo e valorizando a atividade artesanal no Rio Grande do Norte, a Assembleia Legislativa promoveu sessão solene na manhã desta segunda-feira (3) e celebrou 12 artesãos representando a riqueza e a diversidade do artesanato produzido em vários municípios potiguares. A solenidade marca o Dia do Artesão, comemorado anualmente no dia 19 de março, em homenagem à São José, o santo cristão que era carpinteiro e pai de Jesus, que herdou o seu ofício.

“O artesão, além de propagar a cultura, move a economia local. Esta é uma atividade de extrema importância para grande parcela da população impactada direta e indiretamente. É uma forma de manifestação artística da sociedade, combinação entre tradição e contemporâneo. Realizar essa solenidade é justa homenagem a esta categoria profissional. É preciso valorizar essa atividade realizada por pessoas que eternizam o melhor da nossa cultura”, declarou a deputada estadual e propositora da homenagem, Cristiane Dantas (SDD).

A profissão de quase 10 milhões de brasileiros, que criam e produzem com suas próprias mãos, levando sustento às suas famílias, foi reconhecida apenas em 2015, através do projeto de Lei nº 13.180. “O artesanato, portanto, pode ser entendido como uma forma de manifestação artística
da sociedade, pois carrega questões sociais e de ancestralidade, a combinação entre a tradição e o contemporâneo, a transmissão de conhecimento entre gerações e, também, importância econômica em nível nacional”, afirmou Cristiane Dantas.

Representando os homenageados, a artesã Valéria Calazans destacou a importância do artesanato para a cultura e economia “por manter vivas as tradições e técnicas que nos foram passadas através de gerações” e sugeriu ações que valorizem a categoria e toda a produção.

“O trabalho dos artesãos não é fácil. Passa por dificuldades financeiras, falta de reconhecimento e pela concorrência com produtos industrializados. Por isso quero pedir aos governantes e sociedade, que valorizem mais o trabalho dos artesãos com realização de feiras e cooperativas. Aos artesãos: não desistam dos seus sonhos, acreditem no seu talento e trabalho”, declarou.

A sessão solene também contou com a participação da poetisa Claudia Borges, que recitou um cordel narrando as peculiaridades e enaltecendo a produção do trabalho artesanal.

Os homenageados foram: Afranilda Pereira, Estelita Damásio do Nascimento, Flaviano Pereira da Silva Rocha, Inês Maria de Assis Santos, Ione Alencar, Irismar Regis da Costa, Josilene dos Santos Farias Oliveira, Maria Dulce da Silva Lima, Maria José Araújo de Oliveira, Severina dos Ramos de Oliveira Silva, Terezinha Alves de Brito e Valéria Lisboa de Calazans

Os deputados Hermano Morais (PV) e Francisco do PT, além de representantes dos setores ligados ao artesanato e cultura do estado e municípios vizinhos, além de vereadores e prefeitos, também participaram da sessão solene, realizada na nesta segunda-feira, no plenário Deputado Clóvis Motta.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato