Cosern desativa cerca de 200 ligações clandestinas de energia em bairro na Zona Norte de Natal

Técnicos da distribuidora realizaram ‘Operação Varredura’ e identificaram irregularidades em residências e estabelecimentos comerciais.
Por g1 RN
A Neoenergia Cosern identificou e desativou cerca de 200 ligações clandestinas de energia elétrica - conhecidos como 'gatos de energia - nesta quinta-feira (25) no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal.

A ação faz parte de mais uma etapa da Operação Varredura e desfez as ligações em casas e pontos comerciais nos conjuntos que integram o bairro, um dos maiores da região na capital potiguar.

De acordo com a Cosern, as conexões descobertas são feitas à revelia da distribuidora e ligadas diretamente no poste da rede elétrica.

Além de não terem o consumo medido por imóvel, a Cosern alerta que essas ligações podem causar acidentes graves como explosões e incêndios, uma vez que geralmente são realizadas com material de baixa qualidade.

“Priorizamos áreas com elevado adensamento populacional na Zona Norte de Natal. Nosso objetivo é conscientizar a população em torno dos riscos que envolvem a ligação clandestina de energia elétrica", explicou o engenheiro eletricista da Neoenergia Cosern, Hugo Soares.

Durante a ação, os eletricistas, técnicos e engenheiros da concessionária regularizaram a situação de cinco clientes. Os demais foram orientados a adequarem os padrões de entrada para a ligação correta de energia.

"Instruímos os moradores a realizarem o procedimento correto, com a ligação de energia registrada na distribuidora e utilizando os equipamentos adequados conforme regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)", reforçou Hugo.

Tarifa Social

Famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) que concede desconto de até 65% na conta de luz para beneficiários de programas sociais do governo federal. O cadastro pode ser feito por um membro de cada unidade habitacional através do WhatsApp da Neoenergia Cosern (3215-6001), em uma das lojas de atendimento presencial em Natal e no interior e na unidade móvel de atendimento.

Projeto Vale Luz

Há ainda o Projeto Vale Luz em que as as famílias podem trocar resíduos recicláveis por descontos na tarifa. O projeto também beneficia os clientes inscritos na Tarifa Social ou moradores de comunidades populares com ação de substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e com vida útil estimada superior a 10 anos.

Os consumidores interessados em participar dessa ação devem seguir alguns critérios, como ser cliente residencial ou rural-residencial, além de ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE. É necessário também apresentar a conta de energia do mês anterior paga e não ter débitos com a distribuidora.

São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas de vidro, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios, embalagens tetra pak, óleo de cozinha (que deve estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente) e vidro. Esses resíduos serão pesados e os descontos serão contabilizados diretamente na fatura de energia informada pelo consumidor.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato