Os moradores de 50 cidades do interior do Rio Grande do Norte terão as temperaturas, em média, 5ºC mais altas do que o habitual. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a onda de calor que vai parte do Nordeste, pequeno trecho do Tocantins e Goiás, além do Norte de Minas Gerais até a sexta-feira (29).
De acordo com o alerta, os locais, que usualmente já têm altas temperaturas, ficarão ainda mais quentes e a população poderá ter riscos à saúde. Por isso, são recomendados cuidados com hidratação e também com a proteção ao calor.
Em Pau dos Ferros, por exemplo, a temperatura vai chegar aos 38ºC nesta quarta-feira (27), e a previsão é que chegue aos 39ºC até a sexta-feira (29). Em Caicó, na região Seridó, a temperatura vai chegar aos 40ºC nesta quarta-feira e vai superar os 41ºC na sexta-feira.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), esta é a época do ano mais seca e mais quente no Nordeste brasileiro. Porém, as temperaturas estão apresentando valores acima do normal para o período no Rio Grande do Norte devido aos efeitos do fenômeno El Ñino. Este é um efeito direto, imediato do fenômeno El Ñino que acontece no oceano Pacífico provocando mudança na circulação dos ventos, causando bloqueios atmosféricos que diminuem a umidade e fazem com que as temperaturas se elevem.
Confira cidades que estão sob alerta de calor intenso:
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Antônio Martins
Apodi
Augusto Severo
Caicó
Caraúbas
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Ipueira
Itaú
Janduís
Jardim de Piranhas
João Dias
José da Penha
Lucrécia
Luís Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Olho d'Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Patu
Pau dos Ferros
Pilões
Portalegre
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São Miguel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Timbaúba dos Batistas
Umarizal
Venha-Ver
Viçosa
Fonte: Tribuna do Norte