O “Dia Nacional da Juventude” (DNJ), cujo tema este ano foi “E todos ficaram saciados”, foi pauta de audiência pública na Assembleia Legislativa do RN, na tarde desta quinta-feira (9). De propositura da deputada estadual Divaneide Basílio (PT), o debate teve como objetivo discutir as principais demandas e os desafios que envolvem a juventude potiguar e brasileira. Estiveram presentes representantes de órgãos públicos federais e estaduais; de pastorais da juventude; Conselho Estadual de Juventude; da Subsecretaria de Juventude do Estado; de movimentos estudantis; além de outras instituições da sociedade civil.
De acordo com a deputada Divaneide Basílio, foi da provocação de “como vamos continuar alimentando o nosso povo e os nossos jovens” que nasceu o debate. “Nós sabemos o quanto a juventude trabalhadora tem sido prejudicada. E é por isso que estamos aqui hoje, para debater seus anseios, necessidades e formas de dar uma vida mais digna aos nossos jovens”, destacou.
A respeito das ações do seu mandato em prol da juventude potiguar, a parlamentar ressaltou a aprovação do projeto de lei de criação da “Semana Estadual das Casas dos e das Estudantes” no calendário oficial do Estado, hoje, em Plenário. “E também no dia de hoje nós apresentamos um requerimento que solicita ao DER esclarecimentos junto ao Transpasse, acerca da obrigatoriedade do selo das carteirinhas de estudante, que concede o direito à meia passagem”, acrescentou.