Assembleia celebra dez anos do projeto Cores do Nosso Samba

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte abriu, na tarde desta quinta-feira (4), suas portas para celebrar a força da cultura potiguar. Por iniciativa da deputada DIvaneide Basílio (PT), a Casa realizou uma Sessão Solene em homenagem aos dez anos do projeto Cores do Nosso Samba, projeto idealizado pela cantora, compositora e instrumentista Valéria Oliveira.

O projeto, que chega a 2025 como a roda de samba mais longeva da capital conduzida por uma mulher, já se tornou um movimento cultural de resistência, inclusão e democratização da arte. Ao longo de sua trajetória, o Cores valorizou compositoras e compositores potiguares, aproximou diferentes gerações de artistas e promoveu encontros com nomes nacionais, ampliando o intercâmbio e a projeção do samba produzido no Rio Grande do Norte. O reconhecimento veio também através de prêmios, como o Hangar (2018 e 2022), o Troféu Cultura (2018) e o Prêmio Dosinho (2020), além de ter sediado em Natal o lançamento do Selo Comemorativo do Centenário do Samba, dos Correios.

Na solenidade, foi exibido um vídeo que traçou a trajetória de Valéria Oliveira, idealizadora do projeto, além de relembrar a história do Cores do Nosso Samba, o vínculo afetivo com o bairro das Rocas — berço do samba potiguar — e a consolidação do gênero em Natal. Uma parte da história da cidade, da música e de suas raízes ganhou luz na tela, emocionando o plenário.

Em um momento em que iniciativas culturais de longa duração se tornam cada vez mais raras, a homenagem destacou a importância de reconhecer e valorizar quem mantém viva a tradição do samba no estado. A relevância da iniciativa foi enaltecida pelo pelo deputado federal Fernando Mineiro (PT), que destacou o simbolismo de uma trajetória tão consistente na cena cultural potiguar.

"Cascudo dizia que Natal é uma cidade novidadeira. E digo isso para enaltecer um evento cultural que completa dez anos, Valéria. Não é qualquer coisa. Quem acompanha todo esse processo de cultura em Natal sabe que é muito raro em nossa cidade ter um evento com um período tão longo. É um processo, um projeto muito maior do que apresentações", disse Mineiro,

Já Hermano Morais (PV), também presente à solenidade, lembrou do impacto emocional do projeto ao assistir ao vídeo exibido na solenidade. "É com muita alegria e gratidão que participamos desse grande evento. Me emocionei, como todos aqui, pelo belíssimo trabalho, belíssimo vídeo, contando a história de Valéria Oliveira e uma parte da história de Natal.”

Propositora da homenagem, Divaneide Basílio reforçou o caráter transformador do trabalho de Valéria e da roda de samba que conquistou a cidade.
“Foi lindo ver você e todas as mulheres no Sandoval Wanderley fazendo o Cores do Nosso Samba. São os primeiros anos dessa embarcação, que se conecta com outras artes, outros redutos. O Cores do Nosso Samba passa a ser um festival. Vida longa ao Cores do Nosso Samba, gratidão por essa oportunidade de participar, prestigiar e homenagear juntamente com meus colegas", relembrou a parlamentar.

Agradecendo pela homenagem, Valéria Oliveira destacou o papel de Divaneide Basílio no fortalecimento da cultura. “Diva é uma parceira que acompanha de perto o trabalho, vive a emoção das entregas e mantém um mandato atento às potências criativas". Para a artista, a Sessão Solene transcende o reconhecimento individual e abraça todo o movimento que se formou ao redor da roda.

“A Sessão Solene tem um significado que ultrapassa o âmbito pessoal. Reconhece um projeto que surgiu da vontade de fortalecer o samba produzido no nosso estado. De criar um espaço de circulação para compositoras, compositores, intérpretes e instrumentistas potiguares, e de afirmar a presença da mulher na condução da roda de samba, um gesto simbólico e transformador da cena local", avaliou a cantora.

Além da própria Valéria Oliveria, também foram homenageadas personalidades que tiveram participação no fortalecimento do projeto e do gênero musicial no Rio Grande do Norte.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato