quinta-feira, 19 de março de 2020

DECRETO ESTABELECE MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS (COVID-19) NO MUNICÍPÍO DE CURRAIS NOVOS

A Prefeitura de Currais Novos publicou na edição desta quinta-feira (19), do Diário Oficial, o Decreto n. 4904, de 18 de março de 2020, que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Poder Executivo Municipal.

A medida leva em consideração a existência de pandemia da doença declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além das recomendações expedidas pelo Ministério da Saúde e da necessidade de manutenção da prestação dos serviços públicos, considerando ainda a Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 que estabeleceu a quarentena como forma de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

De acordo com o Prefeito Odon Júnior, a situação demanda o emprego de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença.

Na última terça (17), Odon Júnior esteve reunido com os secretários e com a Direção do Hospital Regional Mariano Coelho, para tratar do assunto e iniciar as ações preventivas, numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde e o nosso Hospital Regional.

“É uma medida de prevenção que precisamos tomar para evitar que a doença se espalhe em nosso município. É um ato responsável e que atende todas as recomendações feitas até o momento pelas autoridades em saúde”, comentou o chefe do Executivo Municipal.

Conforme o decreto, ficam suspensos, a partir da quarta-feira (18), pelo prazo de 15 (quinze) dias, as atividades escolares da rede municipal de ensino em qualquer nível.

Além disso, os órgãos e as entidades da administração pública municipal direta e indireta deverão adotar, para fins de prevenção da transmissão do novo coronavírus, medidas que mitiguem o atendimento presencial, ofertando à população meios alternativos de atendimento, preferencialmente por meios eletrônicos (telefone, aplicativos de mensagens e endereço eletrônico), com fim a evitar aglomeração de pessoas em suas dependências.

A Secretária Municipal de Saúde criou um canal exclusivo para a população poder tirar dúvidas e obter, de forma segura, esclarecimentos e orientações, sobre o novo Coronavírus (Covid 19).

O número (9.9229.8602) é whatsapp e todos poderão mandar mensagens que uma equipe designada pela secretaria estará de prontidão para retornar, o mais breve possível, com os esclarecimentos para população.

As autoridades em saúde recomendam ainda:

1. SEM PÂNICO

Não há motivos para pânico. Não existe a necessidade de superlotar os hospitais e prontos socorros aos primeiros sintomas de um resfriado. As recomendações das autoridades são de ficar em casa e só procurar o serviço médico, em casos específicos.

2. SEM FAKE NEWS

Se você quer divulgar algo, consulte a fonte. O site do Ministério da Saúde e nossos canais de comunicação possuem informações confiáveis.

3. EVITE BEIJO, ABRAÇO E APERTO DE MÃO

Nosso país é caloroso, mas precisaremos mudar esse hábito por um período. Todos vão entender a necessidade de cumprimentar apenas com um sorriso à distância.

4. VISITA AOS IDOSOS PODEM ESPERAR TAMBÉM

Idosos acima de 60 anos são um dos principais grupos de risco. É recomendado evitar que tenham contato com pessoas com sintomas.

5. HIGIENIZE SEMPRE AS MÃOS E PROCURE NÃO TOCAR O ROSTO

Higienize as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel quando não houver banheiros por perto.

6. CUBRA O ROSTO QUANDO TOSSIR

De preferência, usando lenço descartável ou os braços (a parte interna do cotovelo). Se você tiver sintomas de resfriado, use máscara. Seguindo essas orientações, você cuida de quem está ao seu redor e de si mesmo.

7. EVITE AGLOMERAÇÕES

Se puder permanecer em casa e evitar locais fechados com muitas pessoas, será bem melhor nesse período.

Fonte: Assessoria de Comunicação