Maior reservatório de água do RN chega a 51% da capacidade total, diz Igarn

Esse é maior acúmulo do ano no principal manancial do estado. Dois reservatórios do estado estão com 100% da capacidade total ocupada.
IMAGEM ILUSTRATIVA DE 2018: Barragem Armando RIbeiro, maior reservatório de água do RN — Foto: Bruno Andrade
G1RN - O maior reservatório de água o Rio Grande do Norte, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, atingiu 51,2% da capacidade total de acúmulo. Esse é o maior percentual do reservatório em todo o ano no estado.

Os dados constam no Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais e foi divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) nesta semana.

No relatório da semana anterior, do dia 4 de abril, o manancial estava com 50,31% da capacidade total. Em 2022, ela fechou os meses de janeiro e fevereiro com 46% e o mês de março com 47% de acumulado.

Ao todo, o Igarn monitora 47 reservatórios com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos no RN. Esses mananciais são responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares.

O último relatório do instituto apontou que todas reservas hídricas superficiais totais do RN ocupam 42,4% da sua capacidade total atualmente. Na semana anterior, esse percentual era de 41%.

Outros mananciais

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, está com 36,3% da capacidade total. No relatório anterior, o percentual era de 36%.

A barragem Umari, localizada em Upanema, recebeu águas das últimas chuvas e chegou a 59,38%. No relatório da semana anterior, era 57,86% da capacidade.

De acordo com o Igarn, o açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu, foi o reservatório que teve maior aumento percentual de volume nos últimos dias saindo de 30,9% para 39,5% da capacidade total.

O instituto aponta também que outro manancial que vem recebendo bom aporte hídrico é o açude Morcego, localizado em Campo Grande, com 47,1% da sua capacidade total. Na semana anterior, era 38,46% da sua capacidade.

100% e acima de 80%

Atualmente, dois reservatórios monitorados pelo Igarn permanecem com 100% da sua capacidade: açude público de Encanto e o açude Beldroega, localizado em Paraú.
Açúde Beldroga em Paraú, RN, com 100% da capacidade ocupada pela água — Foto: Nenén do Gás/Divulgação/Igarn
Os mananciais monitorados que estão com mais de 80% da sua capacidade, são:

Passagem, em Rodolfo Fernandes, com 87,33%;
Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 86%;
Flechas, localizado em José da Penha, com 92,09%;
Açude público de Marcelino Vieira, com 96,36%.

Abaixo de 10%

Os açudes que continuam com volumes abaixo dos 10% da sua capacidade, são:

Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 0,43%;
Zangarelhas, localizado em Jardim do Seridó, com 1,9%;
Itans, localizado em Caicó, com 2,44%;
Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, com 3,73%;
Dourado, localizado em Currais Novos, com 4,36%;
Caldeirão de Parelhas, com 6,69%;
Japi II, localizado em São José do Campestre, com 7,01%;
Brejo, localizado em Olho-d'Água do Borges, com 8,73%;
Marechal Dutra (Gargalheiras), localizado em Acari, com 9,52%.

Situação das lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável por parte do abastecimento da Zona Norte de Natal, está com 87,12% da capacidade total. Na semana anterior, a lagoa estava com 84,8%.

Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, está com 45,4% da sua capacidade total. Na semana anterior, era 45,37%.

A lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, tem 92,7% da sua capacidade total. No relatório anterior, o manancial estava com 91,34%.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato