Pesquisa Ipespe para presidente: Lula tem 45%; Bolsonaro, 35%

Levantamento foi feito com 1.100 entrevistados por telefone entre os dias 14 e 16 de setembro; margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos

Pesquisa Ipespe/Abrapel para as eleições presidenciais de 2022, divulgada neste sábado (17), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

A pesquisa, segundo o Ipespe, se trata de um termômetro com base na repercussão das comunicações das campanhas dos candidatos ao cargo de presidente.

No levantamento anterior, publicado em 10 de setembro, Lula aparecia com 44%, e Bolsonaro, com 36%. Na atual, o candidato do PT oscilou um ponto para cima, dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Enquanto o atual presidente oscilou um ponto para baixo.

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Em seguida, estão Felipe D’Avila (Novo) com 1%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Outros cinco candidatos incluídos na pesquisa foram citados pelos entrevistados, mas não chegaram a 0,5%: Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB).

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou não votarão em nenhum candidato somam 3%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%.

Mil e cem pessoas foram entrevistadas por telefone entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento tem 95,45% de confiança.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08883/2022.

Veja abaixo os resultados.
Primeiro turno

Intenção de voto estimulada para presidente

Lula (PT) — 45%
Jair Bolsonaro (PL) — 35%
Ciro Gomes (PDT) — 7%
Simone Tebet (MDB) — 5%
Felipe D’Avila (Novo) — 1%
Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%
Vera Lúcia (PSTU) — 0%
José Maria Eymael (DC) — 0%
Léo Péricles (UP) — 0%
Padre Kelmon (PTB) – 0%
Sofia Manzano (PCB) — 0%
Branco/Nulo/Não vai votar – 3%
Não sabe/Não respondeu – 2%
Segundo turno

O Ipespe/Abrapel também simulou um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Em relação à pesquisa anterior, de 10 de setembro, o petista oscilou um ponto para cima, para 53%, e o atual presidente oscilou um para baixo (38%).

Intenção de voto estimulada para presidente

Lula (PT) — 53%
Jair Bolsonaro (PL) — 38%
Branco/Nulo/Nenhum — 6%
Não sabe/Não respondeu – 3%
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato