Caicó: Operação nasceu de investigação de tentativa de homicídio contra mulher que foi ‘decretada’ por facção

A Operação Decreto, realizada pela Polícia Civil de Caicó (RN), com o apoio da Polícia Militar, nesta sexta-feira (18), teve o objetivo de dar combate a uma organização criminosa que agia na zona norte da cidade, na prática de crimes de tráfico de drogas, roubos e mortes. A informação foi confirmada em entrevista coletiva pelos delegados, André Luis de Oliveira (DP Municipal) e Leonardo Germano (Defur).
Delegados, André Luis e Leonardo Germano e comandante do 6º BPM
Foram presos: Itonieres Silva de Lima, (Cachorrão) 24 anos, Marcio Kennedy Souza Gomes, 27 anos, Lucas Fredson dos Santos Soares, 20 anos, Wesley Rodrigo de Araújo Gonçalves, 21 anos, e Thayrone Dantas de Oliveira, 20 anos.

O delegado, Leonardo Germano, disse que no dia 15 de agosto deste ano, na zona norte, houve uma tentativa de homicídio em desfavor de uma mulher. Foi identificado com o apoio da Polícia Militar, a atuação de uma organização criminosa no crime. “Aprofundamos a investigação e chegamos a uma série de pessoas, que de forma organizada, integram uma facção criminosa que possui o monopólio de ações criminosas naquele setor, e em razão disso, nós representamos por medidas cautelares, sendo 7 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, visando investigar este crime e outros“, disse.

Os policiais conseguiram cumprir os dois mandados de prisão em desfavor dos investigados, um deles, o autor da tentativa de homicídio e outro, autor de um assalto ocorrido no centro da cidade. Ainda foram feitos 3 flagrantes, com a apreensão substancial de drogas (maconha, cocaína), dinheiro e de uma pistola ponto 40, que segundo a investigação, foi usada na tentativa de homicídio e em outros crimes relacionados a integrantes da facção. “Em outras duas residências, também houve flagrante de tráfico de drogas, de modo que tivemos o saldo de 5 presos e a condução de duas pessoas, onde foi lavrado TCO. Agora, vamos aprofundar ainda mais a investigação, pois, entendemos que existem outros integrantes dessa mesma facção, outras lideranças, que estão no apoio desses indivíduos presos“, contou.

Sobre a pistola que foi apreendida na operação, o delegado disse que a numeração não estava raspada e que ainda irá averiguar a sua origem. “Vamos ver se ela foi adquirida. Inclusive, uma das pessoas da residência, onde ela foi apreendida, se inscreveu recentemente em clube de tiro, mas, nós já sabemos que essa arma não é legal“.

Sobre o nível de periculosidade dos faccionados desse grupo, o delegado contou que eles são extremamente perigosos. “Era uma fonte de preocupação constante nossa. O crime recrudesceu naquela região, com condutas violentas de ameaças e de controle social, então, a gente não pode deixar o crime organizado substituir o Estado. Alguns dos presos da operação são de elevada hierarquia na facção, não só no bairro, mas, também na cidade e talvez no estado“.

O nome da operação, Decreto, vem do modus operandi do grupo criminoso, que muitas vezes expulsam cidadãos que residem nas localidades e que eventualmente descumprem o estatuto próprio deles e parte das punições é a morte, o atentado.

A operação contou com o apoio de policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar, com 7 equipes. Da Polícia Civil foram 8 equipes da 47ª Delegacia de Polícia (DP de Jardim de Piranhas), Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Caicó, 50ª Delegacia de Polícia (DP de Jardim do Seridó) e da 96ª Delegacia de Polícia (DP de Parelhas); aproximadamente 60 policiais.
Sidney Silva
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato